domingo, 11 de março de 2007

Voltei!... And we love you all! =)


Estou de volta! =)

Por muito que tente, não consigo encontrar palavras que descrevam a semana no Canadá! Foi, sem sombra de dúvidas, das melhores semanas da minha vida! E não, não estou a exagerar! Foi BRUTALLL! Espectacular! Inesquecível! Não só por ter estado fora do país, numa espécie de “férias”, ou por ter conhecido um país novo… Não; esta viagem ao Canadá significou muito mais do que isso, por imensas razões: para começar, a viagem em si, uma semana fora da rotina, sem grandes preocupações, conhecer um país/cultura diferente… essas coisas! Depois, o motivo da viagem (participar num festival internacional de tunas – FITCa 2007) e a companhia (a minha tuna - escstunis); o convívio com outras tunas (Luso-can Tuna, Segreles e TAFEP). Por fim (e talvez o mais importante), tudo aquilo que esta viagem trouxe, tudo o que aprendi, tudo o que ganhei, as pessoas que conheci, as pessoas com quem me dei, o novo “eu” que descobri e dei a conhecer… Foi uma semana tão intensa… já morro de saudades! Ri, chorei, cantei, toquei, senti… Nem que ficasse aqui a noite toda a escrever ia conseguir transmitir metade do que se passou! Só quem lá esteve é que sabe… Só quem conheceu a “Gertrudes” é que pode compreender o que esta viagem significou para mim! =)


Bem… vou tentar resumir a semana para ficarem com uma pequena ideia do que foi:


Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007

Dormi menos de 2h!
A excitação da viagem (e a mala por fazer à ultima da hora) não permitiu mais tempo de sono! Estava cm muitas expectativas em relação a esta viagem. Sabia que muita coisa ia (tinha de!) mudar! Estava decidida a mudar, a integrar-me, a dar-me com as pessoas e a divertir-me! E nada melhor do que esta viagem para tudo isto acontecer.


4h30 no aeroporto… avião às 7h!
Fui praxada no avião, já tinha saudades! Fez-me sentir integrada!
15h30 (hora de lá) Chegada a Toronto!


Hotel: Town Inn Suites, Quarto 201 (o mais pequeno e com menos vista!)


Jantar na Casa dos Açores

Foi uma tortura! Além de estar cansada e quase a dormir… a comida estava picante! Acho que cheguei a deitar fumo pelos olhos! Lol Antes que adormecêssemos, eu, o Bar Aberto, o Moicano e a Pipi fomos dar uma volta nas redondezas! E foi então que encontrámos o Rego! (Rego Food Center… como se apenas Rego e o facto de ser português não fosse já suficientemente mau!) Como não podia deixar de ser… fomos ao Rego! Acho que foi o ponto alto do dia! =P
Depois de algumas fotos e escorregadelas (sim, andar trajado no meio da neve tem destas coisas!), voltámos ao sitio, cantámos umas musiquinhas e fomos dormir!



Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2007


O grande dia! =)


Fui massacrada (no bom sentido - praxada) o dia todo e, além de não me queixar, nem dei conta!

Almoço no Arsenal do Minho – Nasce a Gertrudes!


Alguém pediu: “Esgruda, leva-me não sei o quê!”
O senhor que estava a servir o almoço, não percebendo o nome que me tinham chamado, diz: “Oh Gertrudes, leva também um pãozinho!”

E assim nasceu a Gertrudes!
O pessoal achou muita piada e passou o resto do dia a chamar-me Gertrudes!

E foi então que eu decidi que era uma óptima oportunidade de mudar: se tinha uma “nova” alcunha… tinha também de ter uma nova personalidade!


Esgruda: tímida, introvertida, um pouco anti-social e tal…

Gertrudes: parva, fala e ri muito, extrovertida…


“A Esgruda nunca usaria uma mini saia… mas a Gertrudes sim!” (by Ídolos)


“A Gertrudes é a evolução nível 20 da Esgruda!” (by Sonic)


Acho que o pessoal gostou da Gertrudes (nova Esgruda)! =)

Deram-nos (aos caloiros) uma praxe: fazer uma canção (serenata) para cantar aos veteranos depois da actuação da noite (Noite de Serenatas). Ficou linda! Estávamos orgulhosos!

Fomos à CN Tower!
Lindo! Saltámos no chão de vidro, fizemos moche, tirámos fotos… essas coisas de turistas!


Noite de Serenatas – Abertura Oficial do FITCa 2007 – Victoria College

A actuação correu bem!

Antes da nossa praxe (que toda a gente percebeu que ia ser pretexto para uma passagem), andei a sondar quem seria o caloiro que ia passar… para mim, seria ou o Mariachi ou a Nhokas.

A praxe foi terrível! Esquecemo-nos da letra a meio… Lol Mas foi fixe!

Preparámo-nos para a cerimónia de passagem… mal prestei atenção às palavras da magister… queria olhar para eles para ver a reacção do “escolhido”! Qual não foi o meu espanto quanto a magister chama “Esgruda” (que, por acaso, sou eu!)! Fiquei parva! A minha única reacção foi dizer “EU?!?!?” (sim, há uma foto deste exacto momento! A minha cara de parva a dizer “EU?” está fotografada!).
Mais uma vez, não há palavras que descrevam o que senti nesse momento! Ouvir o meu nome, ver toda a gente a olhar para mim com um sorriso de orgulho, a Souvenir a chorar… Imaginei tantas vezes como poderia ser o dia/momento da minha passagem… e mesmo assim consegui ser apanhada de surpresa! Não cabia em mim de contente! A partir desse momento, foi só acrescentar pontos e motivos de orgulho e alegria! Ver a maneira como todos me olhavam, tudo o que me disseram… as minhas missangas… =) Não há palavras… mesmo! Naquele momento, não fui apenas mais uma… fui especial! Foi o reconhecimento de toda a minha dedicação a esta família… foi mais do que isso! Percebi que, afinal, sou mais importante para a tuna do que alguma vez pensei! E percebi que as pessoas gostam de mim e se orgulham de tudo aquilo que eu sou! Não dá para explicar… =)
Talvez daqui a uns dias deixe aqui um novo post só a falar da minha passagem a TUNO! (isto era suposto ser um resumo da semana…)


Jantar na Casa da Madeira

A minha primeira tentativa de praxe (“Caloirada: tudo a dançar!”)…

E depois… disco night! Crocodile Rock!


E como não fui ao Canadá para dormir… ainda fui para festa na PH! =)
(pobre Mariachi… que teve de me aturar!)

OS TUNOS DA ESCSTUNIS


Quinta-feira, 1 de Março de 2007

Manhã livre…

NEVE! =)

Sku com os tradicionais sacos de plástico (mais uma prancha que encontrámos no parque!), anjinhos na neve, guerra de bolas de neve…. LINDO! Foi até a tempestade de neve começar… depois tivemos que ir embora! =(


Almoço no McDonalds (algo que não há em Portugal… tínhamos mesmo que experimentar!)


Depois… grande nevão, tempestade de neve… e nós no meio da rua à procura de uma loja de souvenirs! A Marisol ficou com o cabelo congelado!


Jantar no Sporting Clube Português (Dizem que criaram um monstro… (que sou eu… e que vou ser o terror dos caloiros…!)


Disco Night… Mana!

(Ainda não acredito que sou TUNO!)



Sexta-feira, 2 de Março de 2007


Passeio às Niagara Falls!! LIIIIINDO!!!


Apesar de estarem congeladas… aquilo é lindo!!

Almoço e tal… mais passeio…

Jantar na Casa das Beiras – Actuação e festa…


(Fogo… eu sou TUNO… ainda não acredito!...)

Sábado, 3 de Março de 2007

FITCa 2007 – Convocation Hall


Sound Check…
Medo...
O medo (de falhar, do palco… enfim, de tudo!), os nervos, a falta de confiança apoderaram-se de mim… sentia-me a tremer… chorei! Chorei… e chorei… só queria chegar à hora da actuação e conseguir dar o meu melhor… mas os nervos não me deixavam ter pensamentos positivos… Estava em pânico! Foi então que alguém me disse que, em palco, havia 18 pessoas que confiavam e acreditavam em mim… que sabiam que eu era capaz… e que por isso me tinham posto a solar… por saberem que sou capaz! Apesar de, no momento, estas palavras me terem feito chorar ainda mais… acabaram por me dar força!

Antes da actuação… o ensaio… a Açoriana fez o seu discurso de despedida… e conseguiu pôr “as pedras a chorar”! (sim, chorei outra vez… não deu mesmo para segurar!) É complicado chegar ao fim de uma semana tão boa como esta! Depois de tantos momentos fantásticos, de conviver com pessoas excelentes… admitir que chegamos ao fim custa muito! Olhar uns para os outros e saber que no dia seguinte vamos ter de nos despedir até um dia, indeterminado ainda…

A actuação… correu bem! =)


Acabámos todos a chorar em palco quando a Marisol cantou (e encantou!)! Foi dos momentos mais especiais que tive!

O Mariachi passou a Tuno… já não o posso praxar… =(

Melhor Tuna: Segreles (havia dúvidas?)

Melhor Solista: Segreles (claro!)
Melhor Pandeireta: TAFEP
Melhor Porta Estandarte: escstunis =)

Melhor Instrumental: Segreles
Tuna mais tuna: TAFEP

Festa do Pijama!
A festa continuou noite dentro… mas desta vez… no 2607! =)

Brutal! escstunis, Luso-can tuna, Segreles e TAFEP… todos num quarto de hotel! =)


Domingo, 4 de Março de 2007

A despedida… =(

Meu Deus… como foi difícil…

Ficámos acordados até às 6h para nos despedirmos da Segreles!
Grande tuna! =) Segreles no coração… MESMO!! And we love you all! =) Muita emoção, lagrimas, saudades já...

Almoço de despedida na Casa do Alentejo…


Tanta lágrima…


Porque é que as despedidas custam tanto?


A TAFEP actuou… nós cantámos “vocês sabem lá” para a despedida…
Nem consegui cantar… as lágrimas da despedida e da saudade não deixaram… Olhar para as pessoas que tinha conhecido e com quem tinha passado esta semana fantástica… saber que, dentro de alguns minutos apenas, teria de as deixar… Mas teve mesmo que ser…

Depois, no aeroporto, ter de deixar a Açoriana para trás… sem saber ao certo quando voltaremos a estar com ela…
Porque é que as despedidas têm de ser tão difíceis?

Para terminar em beleza, no avião, fiquei sentada ao lado de um indiano (ou lá o que era…) que se pôs a rezar antes do avião descolar! MEDO!!



E voltámos à realidade... Portugal, aulas, trabalhos... bah....



Acreditem ou não, isto foi mesmo um pequeno resumo da minha semana em Toronto! Ok… ficou maior do que eu estava a espera… mas não consegui… acabei por reviver a semana enquanto escrevia… e isso fez-me bem!


Miss u all…


Luso-can Tuna


Segreles (BRUTAL!!)

TAFEP

3 comentários:

teresa disse...

oioi:)

parabéns (um pouco atrasados) pela passagem!!!!
eu neste momento nao posso ir aos ensaios, por isso nao me tens visto la.. mas ando a treinar as musicas na guitarra:D

eu nao vi a actuacao, mas a tua descricao fez-me querer (muito) poder estar la um dia! apesar de saber que agora as coisas sao mais complicadas para mim..

bjinhos:) e ate um dia destes!

Anónimo disse...

Não importa o nome ou a alcunha que tenhas.

Só importa quem és, como te sentes e como fazes os outros sentirem-se quando és TU que estás por perto.

Não importa como te chamamos... importa sim como te sentimos.

Beijo doce,
Nhokas

Azul disse...

...mtos parabéns pela passagem! ...pela descrição da viagem foi inesquecível... até fiquei com inveja :-)... espero que aproveites bem o tempo que tens pela frente como tuno... vão ser dos melhores... bjinhos